Thursday, June 16, 2005

Véspera de exame

Pois é, chegámos a este dia, dia da véspera do exame nacional do 12º ano de Português (no meu caso Português B). Amanhã lá estarei as 9 da manhã a resolver um exame, que tem um enunciado, com letras (hãm não é para todos), dar-me-ão uma folha onde poderei escrever, mas só depois de preencher o cabeçalho devidamente e completamente, e ainda porteriormente (que tanto advérbio de modo, possas) assinado pela pessoa que vai assistir a realização dos exames na minha sala. Quando terminar essa folha e for a meio do exame, tenho de requisitar uma nova folha e assiná-la toda como a primeira, antes de continuar a resolver o teste. Isto é tudo muito legal (não, não é o termo brasileiro, é mesmo a lei), mas pára raciocínios, imaginem que estão a meio de uma pergunta e de repente: "Oh fachavor! Era mais uma folha de teste! ... Muito Obrigado". E pior ainda é ter de esperar para continuar a resolver o exame. Isto em exames de português e biologia "é na boa", mas e "atão" num exame de Psicologia, em que um gajo mal tem tempo de cossar o esquerdo? Sim porque o esquerdo é mais descaído que o direito, logo demora mais tempo a cossar.
Mas não é tudo. Amanhã está agendada uma greve de professores , greve esta que decorre durante o período de exames. Epá tudo bem façam a greve, mas eu quero fazer os exames agora, porque para além de já ter começado a estudar, tenho planos para as férias. Tudo bem, isso do congelamento de carreiras, para não falar de salários é mau, mas será isso pretexto suficiente para prejudicar a vida dos alunos? Sou egocêntrico? Imenso, eu até defendo que o Universo gira a minha volta, Egocentrismo Universal. Não, não é mais uma fase da adolescência caracterizada por egocentrismo, devido ao controlo do raciocínio hipotético-dedutivo. Penso que tudo remete para um bocado de Filosofia, para o conceito de Liberdade que tanto gostam de proclamar. Se queres ser livre tens de respeitar a Liberdade do(s) outro(s). Vivemos em sociedade, somos livres, mas condicionadamente livres.
Não são vocês que nos ensinam? Então porque estarei eu agora a ensinar?

1 comment:

Anonymous said...

Muito bem!..Sim senhor!..A_R p'ra presidenti!..Fora o Socratis!..Quem fala assim n'é gago!