Sunday, February 05, 2006

Malefícios universitários

1. Bem-vindo a um mundo onde não és mais do que um número de 3 a 6 dígitos e, onde te tens de desenvencilhar pois é cada um por si. E acabou-se a papinha toda feita a que os stores do secundário te habituaram.

2. Não passarás de um “enchido”! Sim estás mesmo numa fábrica de encher chouriços, em que levas com matéria até adormeceres na aula, ah e se não perceberes azar o teu...quem te manda ser burro!

3. Não existem livros, ou optas por fotocópias ou ir à biblioteca mais próxima e requisitar, é melhor do que gastar guito a tirar cópia de bibliografias obrigatórias, convém teres boa memória para não esqueceres o que leste.


4. Na maior parte das cadeiras serás avaliado 2 vezes na vida, nas frequências do final do 1º e 2º semestre. Podes estudar até sangrares dos olhos, ou a frequência até pode ter corrido bem, mas se deres um erro técnico, se não meteres palha suficiente ou se o professor não for com a tua cara então esquece, estás marcado...se tiveres mais do que 7 dá-te por feliz.

5. Jamais terás acesso à tua prova (ou até pode ser que sim, eu é que não estou informada), logo não saberás onde erras-te ou se erras-te portanto limita-te a aprendizagem.


6. Aqueles a que chamas professores (atenção se lhes chamares “stores” vão-te desprezar) muitos nunca ensinaram na vida, a maioria trabalha em áreas de investigação e afins, mas é como digo “um bom aluno pode não ser um bom professor”, logo não teem bases pedagógicas revelando-se incompetentes no lecionamento da matéria. Portanto se não sabem ensinar duvido muito que também saibam corrigir uma frequência e respeitar critérios de correcção.

Resumindo: na universidade até podes tentar ter uma boa média, o que se pode revelar difícil em certos cursos, mas se lhes deres graxa logo de início pode ser que sejam generosos.
Se me lembrar de mais qualquer coisa má em relação à universidade, para não falar das propinas—andamos a pagar a incompetência dos outros, acrescento aqui.
Só mais uma coisa, isto não se aplica a todas as universidades, há umas bastante boas e até com gente muito competente, só que só vocês podem avaliar porque se por um lado o apetrechamento possa ser atractivo não é isso que vos levará a adquirir conhecimento.

1 comment:

Leonor said...

Epá é verdade, sim senhora. Eu até protesteva à frente da reitoria mas sou preguiçosa e não tenho coragem pra falar dos outros meninos que também protestam. ABAIXO AS INSTITUIÇOES DE ENSINO SUPERIOR.