Friday, February 10, 2006

3 segundos? Sim, o dr. talvez.

Não sei, ao certo, quem se lembrou de dizer que os peixes tinham uma memória de 3 segundos, mas, provavelmente, algum primata com menos que isso de memória. Não sei porque é que o nosso amigo/primata não se lembrou de dizer que os peixes tinham 2 bites de memória.
Eu consigo provar que os peixes têm mais de 3 segundos de memória. A experiência que o prova é muito simples: cada vez que dou comida aos meus peixes, eles sabem que é para comer e comportam-se de maneira diferente. Isto poderia ser refutado, pois afinal de contas cada vez que eu mexesse no aquário os peixes ficariam excitados com a perspectiva de comer. Mas, não é isso que acontece. De facto, constato que quando vou mexer no aquário por um outro motivo qualquer os ditos bicharocos, escondem-se em vez de desatarem a saltar, no seu natural frenesim à “hora da refeição”.
Admito, portanto que os peixes conhecem diferentes padrões de comportamentos uns dos outros, tal como dos outros seres envolventes (neste caso, no exemplo, Eu sou um dos seres envolventes). Vou, ainda, mais longe naquilo que digo. Os peixes do meu aquário conhecem-me, tanto que se for outra pessoa a dar comida ficam mais desconfiados, ou seja, não saltam para fora do aquário e posicionam-se mais perto do fundo do aquário para comer. Outra das contra-provas daquela teoria, é o facto dos peixes reconhecerem quais os dominantes e os dominados, tal como um animal na savana africana, por exemplo.
Existe, ainda, um vídeo que vi recentemente, em que um japonês consegue fazer os seus peixes (daqueles perfeitamente normais de água fria e tal) nadarem em padrões, isto é, nadarem em sincronia uns com os outros. Este japonês meteu os seus 4 peixinhos a nadarem em padrões diversos, consoante os seus gestos manuais.

No comments: