Tuesday, November 28, 2006

O português é tramado

Caro leitor, este texto não será propriamente um texto, é mais um dos meus cada vez menos frequentes devaneios. E a situação é a seguinte:
Imagine a sua Maria muito arreliada certo dia, com o seu comportamento, e dirige-lhe o seguinte comentário:
"Ai! Manelito o que mais me dá fezes és tu!"
Este tipo de expressão é muito utilizada especialmente na região do Alentejo, talvez, também, no Algarve, mas desta última região não tenho a certeza. A expressão é utilizada com o intuito de dizer que a pessoa está preocupada com qualquer coisa. Neste caso c'o Manelito.
Agora pense, "...o que mais me dá fezes és tu!", francamente esta Maria merecia de imediato um par de estalos, então agora isto diz-se ao marido? O que mais a faz cagar é o marido?
Este é caso para dizer: "Mau-Maria, raios partam esta merda!"

1 comment:

Mestre said...

Que eu saiba os "maneis" algarvios n dão fezes ás "marias" algarvias, penso k seja um fenomeno isolado no alentejo. Isto até pode ajudar a explicar o porque da diminuição do cultivo das terras alentejanas, pois com a desertificação já n há "maneis" pa dar fezes ás "marias", daí há menos estrume para as terras, logo, menor produção. É possível, n?. Enfim uma autentica conversa de m****. K me desculpem as pessoas mais sensiveis este desabafo.